quarta-feira, 17 de março de 2010

Greve dos professores de Natal

Bom dia,

Desde o dia 18 de fevereiro que nós professores da rede municipal de ensino estamos em greve na cidade do Natal. A prefeitura não negociou, e repete na televisão todos os dias que não vai negociar promovendo uma imensa campanha de repressão e queimação ao conjunto dos educadores da cidade. Panfletos, notas, reportagens, programas, são inúmeros os meios que ela utiliza através da sua própia TV e de seus apoiadores (ponta negra, record, etc). 

Como eu que sempre estudei em escola pública e hoje como professora da rede municipal vivenciando todos os problemas estruturais do cotidiano escolar posso me conformar com isso??????? Vou dar minha cara a tapa para uma prefeita que sempre viveu em berço de ouro??????
 
Venho através desse e-mail afirmar que A CULPA DA GREVE CONTINUAR NÃO É DOS PROFESSORES, É DA PREFEITA que não quer negociar. Ela está mentindo na TV, as escolas não estão bem como ela propaga. 

Se a greve não existisse, as escolas não estariam funcionando como ela diz porque tá faltando carteira, tá faltando merenda ( e não é por culpa do diretor como ela diz na TV, foi o repasse que não foi feito, ontem mesmo os professores confirmaram nas suas escolas essa notícia), tá faltando até vaga para criança estudar perto de casa.
 
 Nós tínhamos garantido em lei sancionada pela gestão anterior um reajuste anual com base na inflanção (menor que o percentual do salário mínimo). A prefeitura mudou a lei no final do ano passado, deixando um paragrafo lá que possibilita reajuste zero no ano que em que a gestão gastar a verba em outras demandas da educação. Não adianta ela usar a demagogia e dizer na mídia que não têm intenção das coisas. Por que ela mudou a lei? e se mudou e não pretende mexer conosco por que não altera de novo?

O ano passado o nosso reajuste foi deixado no orçamento pelo governo do prefeito anterior. Eram 7% da inflação e 5% de reposição. A prefeitura reconheceu que esse percentual de 5% era pouco, irrisório (isso tá em documento). Mas não podia fazer nada porque o Brasil estava em crise, o orçamento do governo anterior já tinha sido votado, a atual gestão não tinha participação. Enfim, todo aquele discurso que nós conhecemos. DISSE PRA TODO MUNDO QUE ACHAVA IRRISÓRIO OS 5%, e que a culpa era de Carlos Eduardo. Nós suspedemos a greve “acreditando” na promessa dela de repor os atrasados e de negociar a partir de julho/09. Resultado: nada de conversa e um reajuste ainda menor 4,5%. Agora a prefeita vai dizer pra todo mundo que deu 21,5% em um ano por iniciativa própria. Que não têm recurso, onde todo mundo viu que os impostos (IPTU por exemplo) aumentaram abusivamente. Todos sabem que ela tá tentando mudar a secretaria de educção e saude que funciona no Ducal (prédio no Centro da Cidade) por cerca de R$ 55.000,00 por um hotel  na ladeira do sol que vai custar mais que o dobro disso. Por quê ?????? 

Eu não sou massa de manobra, fantoche, ou qualquer outro adjetivo que se queira usar. ESTOU NA GREVE CONSCIENTE.  Como professora de história sei que as conquistas dos trabalhadores ao longo dos tempos foram através da luta coletiva. Muitos deram seu sangue pelos seus princípios. Acho uma AFRONTA  não só aos professores, mas a todos os movimentos sociais de Natal a repressão que ela está fazendo de CORTE DE  PONTO E ATÉ DE DEMISSÃO.  A GREVE É JUSTA! E esse comportamento autoritário da prefeita deve ser condenado POR TODOS!!!!!
 
Não temos as mídias oficiais pra usar nosssos argumentos. Mas podemos usar e-mails, youtube (como o vídeo da greve que está no endereço http://www.youtube.com/watch?v=c017R4HKkJo ), orkut, carro de som, passeata, conversas nas escolas. Façamos isso!!!! 

 
Abraço
 
Professora Adriana Patrício

Nenhum comentário: