sexta-feira, 16 de maio de 2008

"Sure he plays a mean pinball"



The "Lovely" Who

The Who é uma banda de rock britânica surgida nos anos 60. A evolução musical do grupo culminou numa fase de grande sucesso na década de 70. Após um período inativo entre os anos 80 e 90, o The Who retornou aos palcos e, apesar da perda de dois de seus integrantes originais, continua a se apresentar esporadicamente.

O Who é considerado uma das maiores bandas ao vivo do rock 'n' roll de todos os tempos. Conhecidos pelo dinamismo de suas apresentações e por sua música reflexiva e repleta de influências artísticas, eles também são julgados pioneiros do rock, popularizando entre outras coisas a ópera rock (principalmente com Tommy) sob a liderança de Pete Townshend. Seus primeiros álbuns mod, repletos de curtas e agressivas canções pop, os distintos power chords de Townshend e temas recorrentes de rebelião juvenil e confusão sentimental, foram influências primordiais no surgimento do punk rock e do power pop. No princípio de sua carreira a banda ficou conhecida por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows (especialmente Townshend, cuja destruição de guitarras tornar-se-ia um clichê do rock, e o infame e alucinado Keith Moon, mandando seu kit de bateria pelos ares).

A formação clássica consistia de:

* Pete Townshend - Guitarra, violão, composições, piano & sintetizador em gravações de estúdio
* Roger Daltrey - vocais, gaita
* Keith Moon - Bateria, percussão
* John Entwistle - Baixo, instrumentos de sopro

A era clássica do Who (e segundo alguns a própria banda), terminou em 1978 com a morte do inimitável Keith Moon.

* * *

Wikipédia à parte...

A primeira vez que vi - é, vi! Não ouvi, eu vi logo de cara... - o The Who eu tive um ataque de risos ao ver Keith Moon na bateria. "Que louco é esse?", pensei... Que cara doido, parecia o Taz Mania da Warner, debruçado na bateria, fazendo mil caretas e "mungangas" tocando bateria. Isso muito me agradou. Adoro gente assim, meio sem noção.

Depois percebi que aquele guitarrista de nariz meio torto - Pete Townshend - tocava bem, apesar da música ser muito "simplesinha" [coisa de Floydiano]. Me lembrava o Daniel Johns de antigamente, do Silverchair. Whatever... Eu também tinha gostado do jeito dele tocar e se apresentar.

Em seguida dei uma sacada no baixista, John Entwinstle. O que o Keith Moon tinha de doido esse cara tinha de quieto. Alguns o descrevem como "o olho do tornado". Seus dedos iam de lá pra cá no contrabaixo de um jeito que o som emanava do instrumento de forma a te deixar paralisado observando aquele balé frenético.

Por último, os vocais. Nossa! Roger Daltrey... Era uma voz diferente pras bandas daquela época. Ora suave, ora arrebatador. Uma energia sem fim, principalmente quando começava a girar o cabo do microfone, sacudir os cabelos e dessa forma externar toda a ferocidade que os quatro membros da banda.

Isso era o The Who!

Quatro pessoas realmente distintas uma da outra. Um louco na bateria. Uma seda no contrabaixo, porém com dedos incontroláveis. Um cara de personalidade forte na guitarra, que parecia querer mostrar pro mundo toda a sua essência e, por fim, a junção disso tudo e um pouco mais de sex apeal e energia extra nos vocais.

Isso era The Who!

Quem dera eu pudesse estar lá e presenciar isso tudo. Nasci em 1982, uns 20 anos atrasada. Mas não tem problema... Eles me fazem feliz com seu som mágico ainda hoje, depois de tudo.

Assista: Pinball Wizard - http://www.youtube.com/watch?v=TbzjuetiV0w

* * *




3 comentários:

Iggy disse...

Eu gosto deles, porem meio emo pro meu gosto.

=D

Amanda Faia disse...

whooooooooooo are you

uh uh uh uh

whooooooooooo are you

i really wanna know

Tay Joplin Baratella disse...

Amo demais. Com certeza uma super banda.
Bjus Tatázinha

liebe